Mestrado

Ciências da Educação

Sobre o curso

O programa de Mestrado em Ciências da Educação objetiva desenvolver nos alunos as habilidades necessárias para se destacarem na gestão administrativa, pedagógica e na docência, bem como promover o olhar para educação do desenvolvimento sustentável. Com metodologias de educação presencial e à distância, o curso tem como objetivo a disseminação do conhecimento teórico/prático entre profissionais da Educação que atuam nas áreas: administrativa, pedagógica, docente. O Mestrado em Ciências da Educação apresenta uma estrutura curricular embasada na articulação entre conhecimento atualizado, domínio da metodologia pertinente e aplicação orientada para o campo de atuação profissional específico.

Certificação

Internacional

Modelo de ensino

À distância (EAD)

Duração do curso

24 Meses

Grade curricular

Confira a lista de matérias do curso.

█ Metodologia da pesquisa
█ Educação brasileira
█ Formação docente e práticas pedagógicas
█ Teoria e métodos em educação
█ Metodologia e práticas de ensino na docência
█ Filosofia da educação
█ Práticas educativas e organização curricular
█ Cultura Brasileira: educação e pensamento negro
█ Tópicos em ensino e aprendizagem
█ Gênero e diversidade nos espaços de ensino
█ Prática pedagógica em educação sexual
█ Corpo, cultura e educação
█ Etnoconhecimento e educação escolar
█ Conhecimento, modernidade e educação
█ Ciência, tecnologia e sociedade
█ Arte, cultura e tecnologia
█ Didática, saberes docentes e práticas pedagógicas

Ao término os alunos deverão:

a) Demonstrar habilidade para analisar problemas e processos, avaliar e apresentar soluções de problemas no campo da educacional;

b) Ter capacidade para apresentar ideias e conclusões de forma oral e escrita, de maneira compreensível;

c) Demonstrar capacidade de entender relações entre diferentes realidades, compreendendo a relação entre teoria e prática;

d) Dispor de uma visão holística, possibilitando o entendimento da estrutura e do funcionamento do campo de conhecimento do processo educativo.

Linhas de pesquisa

I) Políticas Públicas de Ensino e Formação de Professores
A linha reúne pesquisas e estudos que têm como foco as políticas educacionais, a formação inicial e continuada de professores e os debates em relação ao ensino nas diferentes etapas e modalidades da Educação Básica ao Ensino Superior. Integram essa linha pesquisadores de distintos campos disciplinares com diferentes abordagens teóricas e metodológicas contemplando os seguintes temas:

II) Educação e Diversidades: práticas socioculturais
Essa linha busca desenvolver projetos de pesquisa sobre educação e suas múltiplas interfaces com as demais instâncias da sociedade. Para tanto, privilegiam-se nesta linha as abordagens históricas, culturais, psicológicas e sociológicas, numa perspectiva interdisciplinar.

III) Práticas Educativas, Metodologias de Ensino e Tecnologias da Educação
A linha de pesquisa “Práticas, Metodologias e Tecnologias na Educação” tem como objetivo investigar, em diferentes espaços de formação: (1) as práticas e metodologias de ensino, incluindo seus processos curriculares e avaliativos; (2) as tecnologias da informação e comunicação, seus procedimentos e artefatos educacionais; (3) os processos de aquisição de leitura e escrita.

Público alvo

Profissionais da área da Educação e profissionais de áreas afins.

O Mestrado visa estimular a produção de conhecimento no campo das Ciências da Educação, bem como formar profissionais capazes de ter autonomia e independência de ação no campo acadêmico e científico.