Mestrado

Ciências da Saúde

Sobre o curso

O Mestrado em Ciências da Saúde tem como objetivo estimular a produção de conhecimento científico, bem como formar profissionais capazes de ter autonomia e independência de ação no campo da pesquisa acadêmica. O objetivo geral do programa é formar profissionais capazes de elaborar projetos e programas de saúde, amparados no estado da arte dos conhecimentos científicos. Outrossim, busca-se constituir instrumentos para compreender o processo saúde/doença, analisar os resultados obtidos e elaborar políticas para intervir na vida das coletividades. O Programa visa, ainda, formar docentes na área das Ciências da Saúde, pesquisadores e profissionais de saúde.

Certificação

Internacional

Modelo de ensino

À distância (EAD)

Duração do curso

24 Meses

Grade curricular

Confira a lista de matérias do curso.

█ Metodologia da pesquisa
█ Metodologia do ensino superior
█ Epidemiologia básica
█ Políticas públicas de saúde
█ Epidemiologia das Doenças Crônicas
█ Saúde e Meio Ambiente: gestão de riscos e sustentabilidade
█ Bioestatística
█ Seminários Avançados I
█ Alimentos, nutrição, doenças metabólicas e crônicas
█ Fisiologia da nutrição e cuidados em saúde
█ Indicadores de saúde familiar e qualidade nutricional
█ Atenção integral à saúde da família
█ Síndrome metabólica e tópicos em imunologia
█ Atenção aos grupos humanos com agravo crônico transmissível
█ Atenção aos grupos humanos com agravo crônico não transmissível
█ Epidemiologia II
█ Epidemiologia III
█ Tópicos Especiais em Saúde Coletiva I
█ Tópicos Especiais em Saúde Coletiva II

Ao término os alunos deverão:

a) Identificar problemas que afetam a saúde e o bem-estar das populações;

b) Realizar projetos de investigação de forma original e inovadora, os quais permitam o avanço do conhecimento científico, e;

c) Definir, estabelecer e gerenciar programas e políticas públicas que promovam avanço científico no campo da saúde e que contribuam para uma melhor qualidade de vida das populações.

d) Áreas de Concentração:
Ciências da Saúde e Fisiologia Humana
O Projeto tem por objetivo desenvolver a pesquisa básica e clínica nas diversas áreas da saúde e formar recursos humanos qualificados para a docência em grau superior, a pesquisa e o atendimento da demanda profissional dos setores públicos e privados.

Linhas de pesquisa

I – Saúde Pública (epidemiologia)
Agrega profissionais interessados em elaborar projetos de pesquisa e programas de saúde amparados no estado da arte dos conhecimentos científicos. Portanto, busca-se constituir instrumentos para compreender o processo saúde/doença, analisar os resultados obtidos e, elaborar políticas para intervir na vida das coletividades.

II – Nutrição em Saúde Coletiva
Visa a formação de recursos humanos para docência e pesquisa, tanto básica/experimental como aplicada, e para a atuação em políticas públicas em alimentação e nutrição; assim como o estudo da complexa causalidade dos problemas nutricionais interpretados por fatorespolíticos, socioeconômicos e ambientais que, por si próprios, demandam novas concepções para mais além da costumeira abordagem biológica clássica.

III- Investigação de agravos crônicos à saúde
Agrega pesquisadores interessados em estudos epidemiológicos, pré-clínicos e clínicos voltados ao diagnóstico, mecanismos fisiopatológicos, prevenção e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis, doenças e agravos de origem inflamatória e alérgica e outros agravos crônicos à saúde; bem como ao desenvolvimento de novas técnicas, protocolos e produtos para este fim.

IV – Saúde Coletiva
Aborda políticas públicas, condição social e saúde. Tem como objetivo analisar as políticas de saúde e os processos de saúde/doença relacionados às condições sociais e modos de vida, contribuindo para a formulação e reorientação das políticas públicas regionais.

Público alvo

a) Profissionais de nível superior interessados em desenvolver a pesquisa básica e clínica nas diversas áreas da saúde, bem como formar recursos humanos qualificados para a docência em grau superior, a pesquisa e o atendimento da demanda profissional dos setores público e privado.

b) O público-alvo deve possuir diploma em curso de Superior.